O que é No-Break e para que serve?

O no-break ou UPS é um equipamento responsável por regular a voltagem e a pureza da energia que alcança os eletrônicos conectados a esse dispositivo.

Ele também alimenta os aparelhos por meio de uma bateria, quando há queda ou variações bruscas de energia.

Há equipamentos com atribuições semelhantes às do no-break, como o estabilizador e o filtro de linha. Mas o no-break, em geral, apresenta melhores resultados, porque fornece eletricidade em momentos como os apagões.
Os no-breaks possuem números que indicam o grau de potência em VA, informando a quantidade de energia que a bateria pode gerar, quando acabar a luz. Esse dado mostra o tempo em que ele pode manter outro equipamento funcionando. Essa ação também sofre influência da quantidade e do consumo de aparelhos conectados a ele.

Em geral, os no-breaks fornecem energia para um computador de 5 minutos. 

No entanto, mesmo não sendo muito tempo, é o suficiente para salvar e fechar os arquivos com tranquilidade e desligar o equipamento de maneira segura. 

Outra dica é sobre a vida útil das baterias desses dispositivos. Dependendo do modelo, é necessário trocá-las a cada dois ou três anos.

É comum muitas pessoas se perguntarem o porquê de comprar um no-break.

Um bom motivo para contar com esse equipamento em casa é que ele pode evitar a queima total ou parcial de aparelhos eletrônicos, quando há uma grande variação de energia por causa de descargas elétricas.

Vale a pena lembrar que um no-break pode até mesmo ser ligado ou desligado em circunstâncias de ausência de energia.

Modelos de No-Break.

Os tipos de nobreaks mais conhecidos no mercado são três: Stand by (Offline), Linha-Interativa e o Online.

Stand by é considerado o mais básico de todos os modelos e utiliza a bateria para impedir os impactos das flutuações e pode ou não ter medidas de proteção contra surtos.

Esse tipo de no-break é mais indicado para casas e escritórios que possuem equipamentos de menor porte.

Com características muito semelhantes com o Offline, o Linha-Interativa apresenta um diferencial relevante que consiste numa peça denominada regulador automático de voltagem.

Ela faz a regulagem das flutuações de voltagem que acontecem na rede, independentemente da direção (para cima ou para baixo).

O alto nível de eficiência, o baixo custo, a confiabilidade e a capacidade de reparar problemas advindos da rede elétrica são aspectos marcantes desse modelo.

Os no-breaks online com dupla-conversão se caracterizam por fazer a energia em corrente alternada ser convertida para a corrente direta. Dessa forma, abastece a bateria e aciona o inversor.

Essa peça é responsável por converter novamente a energia para uma corrente alternada pura e com voltagem constante.

Na avaliação de especialistas, esse modelo tem um excelente desempenho, porém é mais caro e possui menor vida útil devido ao uso constante. 

Normalmente, é usado em hospitais, servidores de Data Center e outros aparelhos que precisam funcionar sem nenhum tipo de interrupção.

Texto acima copiado do site da TS Shara. 
Link:  
https://goo.gl/E3XS3q

Como usar?

Para cada aplicação, existe um modelo específico e recomendado para uso, evite a sobrecarga de equipamentos, pois assim você aumenta a vida útil da(s) bateria(s) e do equipamento.

A JPS Informática fornece o serviço de consultoria (consulte condições), ou indica que você procure um profissional de confiança.

Para ligar um computador e um monitor, recomendamos um de 700va, nesse caso, quando o equipamento é novo, ele deverá segurar uma carga de +/- 20 minutos ou mais, isso vai depender do tipo de hardware, potência e etc.

Para ligar um servidor de dados, recomendamos um acima de 1200va, nesse caso, quando o equipamento é novo, ele deverá segurar uma carga de +/- 40 minutos ou mais, isso vai depender do tipo de hardware, potência e etc. Como geralmente muitas pequenas e médias empresas não tem técnico dedicado, recomendados a compra de um equipamento de maior potência e instalação de baterias adicionais, visando uma carga de no mínimo 6 horas.

Em várias empresas, os departamentos trabalham com conjuntos de 4 mesas (tipo telemarketing), para esses casos, recomendamos um acima de 1800va, nesse caso, quando o equipamento é novo, ele deverá segurar uma carga de +/- 15 minutos ou mais, isso vai depender do tipo de hardware, potência e etc dos equipamentos.

Para todos os casos, quando o no-break é ativado por falta de energia, recomendamos salvar os trabalhos e desligar o equipamento, evitando assim perda de trabalho por arquivo corrompido, erro de sistema operacional e etc.

Vida útil e manutenção.

A vida útil do no-break em média é de 12 a 18 meses, mas vai depender muito do uso e conservação do usuário.

Para equipamentos de até 2000va, recomendamos que retire o cabo de força da tomada afim de descarregar a(s) bateria(s), e quando ele apagar totalmente, coloque-o de volta na tomada, isso é um “ciclo” de descarga e carga e fará com que a bateria não fica sempre carregada e que os componentes recarregadores da placa lógica trabalhem.

Conforme informado no começo do post, cada equipamento segura um tempo de carga de acordo com a potência e equipamentos ligados nele. Quando instalar um equipamento novo, faça o teste anotando o tempo que ele segura a carga com os equipamentos ligado nele. Toda vez que fizer o “ciclo” de descarga e carga, anote o tempo, pois você verá que ao logo de 12 meses, o tempo que ele irá segura a carga é menor, e quando isso chegar a 5 minutos ou menos, é a hora de mandá-lo para manutenção.

A manutenção quando feita dentro das indicações que informamos, será mais barato, pois consistirá geralmente na troca da bateria, limpeza interna e preventiva. Fora dessas condições, além da troca da bateria, será necessário fazer reparos na placa lógica, deixando assim o serviço mais caro e em alguns casos nem compensando a manutenção.

Para equipamentos de até 1000va, o valor da manutenção poderá chegar até a 60% do valor de um equipamento novo, nesse caso, ainda compensa o serviço. Quanto menor a potência do equipamento e a demora para manutenção, mais caro irá ficar, e sendo assim, poderá não compensar o serviço de manutenção.

Para equipamentos acima de 1200va, o valor poderá chegar a 50% do valor de um equipamento novo, nesse caso, também compensa o serviço.

Considerações final.

Para clientes dentro da cidade de Ribeirão Preto, a JPS Informática trabalha com manutenção preventiva e corretiva, além disso, trabalhamos com agendamento de lembrete para fazer o “ciclo” do seu equipamento.
Consulte condições e valores.

Rolar para cima